Estou num dilema e tanto. As birras do Paulo Neto andam aumentando muito e estou notando que um dos maiores motivos é realmente não ter o que fazer em casa: é da TV para o quarto de brinquedo e do quarto de brinquedo para a TV.
Ele já está com 2 aninhos e no meu caso, seria mesmo por opção ou seja, eu quero o melhor para ele.
Eu não sei o que fazer.
Ir para a escola agora ou ficar ainda mais um tempinho em casa pelo menos até completar 3 aninhos?
Andei pesquisando mais sobre o assunto e leia tudo aqui.
Minhas amigas!
Quando fui pesquisar o que eu gostaria que a escola proporcionasse na vida do meu filho Paulo Neto encontrei algumas informações  que me fizeram pensar muito nos valores enquanto famÃlia.
O Paulo Neto está em plena crise de birra, parece entender as nossas fraquezas e sabe dominar todos que estão a volta, as avós ficam em crise e para piorar, fazem tudo que ele pede. E quando ele entende toda a situação, ele é atendido e a birra pára na hora. Do que vai adiantar uma escola com este tipo de situação?
Atualmente as crianças andam indo para escola antes de completarem 2 aninhos. Isso acontece porque as mães precisam voltar ao trabalho, existem poucas boas babás disponÃveis e a criança precisa já ir para a escola ou creche porque lá pelo menos, os pais se sentem mais seguros. Este é o nosso cenário atual.
Mas o que os pais NÃO podem confundir que a educação escolar é bem diferente da educação familiar.
Há muitos anos atrás o desenvolvimento infantil se dividia em 3 etapas:
Socialização elementar:
até os 2 anos e é quando a criança reconhece e educa as necessidades fisiológicas como fazer xixi, sede, fome e etc…
Socialização familiar:
até 5 ou 6 anos, quando aprendia a conviver com o pai, mãe… com a famÃlia.
Socialização comunitária:
a partir dos 6 anos, quando começa a vida escolar.
Vejam só como as coisas mudaram. Nossos filhos possuem menos de 2 aninhos e não seguimos mais a ordem: primeiro o indivÃduo, a famÃlia e depois a sociedade. Se isso prejudica, não sabemos avaliar. Mas este é o nosso contexto de hoje e agora precisamos estudar e avaliar quais são os melhores caminhos na hora de educar os nossos filhos.
O que precisamos entender claramente é que NÃO É PAPEL DA ESCOLA EDUCAR E ENSINAR OS VALORES FAMILIARES PARA AS CRIANÇAS. Hoje os pais delegam as escolas à educação dos filhos e as crianças estão com dificuldades em estabelecer os limites claros entre famÃlia e escola.
Nossa, como isso tudo é confuso para mães como nós que desejamos somente que os nossos filhos sejam indivÃduos do bem, com valores importantes da vida para que se tornam pessoas honestas, amáveis, que buscam os seus sonhos e que sejam felizes.
A escola não deve absorver a educação familiar pois o seu objetivo é preparar profissionalmente os nossos filhos cuidando da convivência grupal e social. Pois é na famÃlia, é em casa e é nosso jeito de educar é que vamos formar o caráter dos nossos filhos e os padrões de comportamento.
A escola e a famÃlia precisa estar alinhada e é muito importante que a educação infantil propicie um clima familiar a criança, ainda assim é apenas uma escola. O fator mais importante que eu encontrei para o meu caso é que na escola o Paulo Neto vai pertencer a uma coletividade, que será a sua turma e os seus coleguinhas. É um crescimento em relação ao EU de casa, onde ele é o centro das atenções para o Paulo Neto no meio de várias crianças, onde ele é mais uma criança como as outras. Além de oferecer as atividades especÃficas conforme a sua idade o que geralmente não acontece em casa, onde o ritmo familiar costuma ser corrido tentando conciliar as necessidades e atividades de todos.
E a escola percebe na criança facilidades, dificuldades e outras facetas que em casa não costumam ser observadas e muito menos avaliadas.
Isso tudo serviu para entender que as birras podem até diminuir com a ida para a escola, mas será muito frustante para mim achar que o Paulo Neto indo para a escola irá acabar de vez com os ataques. Isso ele vai aprender mesmo é em casa, seria sim uma evolução muito grande para ele entender que na escola não é só ele, tem muitas outras crianças que ele vai precisar de dividir a atenção mas nossa famÃlia precisa entender, desde as avós, a babá, eu e meu marido que é agora vamos começar a impor limites, custe o choro e a birra que custar.
Vou sim começar olhar uma boa escola para o Paulo Neto e com certeza, vou dividir mais esta experiência com vocês.
Mas ainda estou em dúvida se será este ano ou no começo do ano que vem. E como sempre peço sabedoria a Deus, com certeza Ele vai me dar o caminho certo.
Por Carol Siqueira.
Fale no Twitter
Falar para as redes sociais
tbm estou enfrentando esse dilema com relação a escolinha.
meu filho tem 2 anos , eu já não aguento mais ficar em casa sem trabalhar, apesar disso só vou colocar ele na escolhinha mais pelas queixas do meu marido pois já não aguento mais ouvir ele reclamar que trabalha somente pra pagar as contas.
qro uma opinião……. tenho uma criança de 2anos e 8meses ela faz um escandalo na hora de acordar para ir a escola o q devo fazer. até se jogar no chão ela faz. estou preocupada
Carol, vi sua entrevista com sua amiga, a mãe de gêmeos, e acho que ela está super certa.
E, quanto a vc, parabéns pelo blog, é uma graça.
Eu tbm sou mãe de gêmeos e resolvi criar o blog pra mostrar para outras mães que isso não é nehum bicho de sete cabeças.
O meu casalzinho fez 1 ano e tbm me preocupo com a hora de ir para a escola. Por enquanto estão comigo, mas logo logo, não sei não…é bom pra eles, né…
Me visita quando der mamydegemeos.blogspot.com.
Tbm tenho um programa de entrevistas na AllTV (www.alltv.com.br), chamado Lá em Casa, que fala sobre comportamento familiar, toda terça, às 16h.
Um beijão pra vcs!!!
Carol,
Tambem tenho um filho na idade do seu, e depois de conversar com varios pediatras e ate psicologas, tomei a decisao de NAO colocar.
Essas birras sao super comuns nessa idade (até os 3 anos), e me parece que o Paulo Neto é tao bem cuidado, tao amado dentro de casa, que com certeza até ele fazer 3 anos, é o ambiente mais saudavel para ele, pois antes dessa idade, a escola traz muitas viroses, e outras coisas.
Alem disso, se a criança esta bem cuidada e estimulada dentro de casa, os pediatras nao recomendam a escola antes dos 3 anos.
Espero ter ajudado, porque quando tomei essa decisao fiquei muito mais aliviada.
Carol, acho que toda mãe passa por esse dilema, mas acho que a escola é fundamental para a socialização das crianças, quando coloquei a Clarinha na escola ela tinha 1 ano e 8 meses, ela se tornou uma criança mais feliz, mais comunicativa, e muuuito mais calma, pois no meu caso ela não tinha amiguinhos para brincar em casa. Mas eu não a coloquei em perÃodo integral, eu ficava com ela na parte da manhã, assim ela podia almoçar com a famÃlia…(Acho muito importante a criança se sentar à mesa com os pais para participar da refeição) e só no perÃodo da tarde que ela ia para a escolinha.
Bjos!!!
Carol, indiquei para a Mey e vou indicar para vc também, quando resolver este dilema que sei q não é fácil, vá visitar o hotel escola SNOPY, eles são muito bons, meu filho vai fazer 02 anos ele adora a escola e eu também, o desenvolvimento dele mudou, até homenagem no dia das mães ele fez e agora vai dançar quadrilha, olha que lindo, sem contar as coisas q aprende, fico de boca aberta.
site: http://www.snoopyhotelescola.com.br/
Amiga, postei sobre a mesma coisa no meu blog depois daquela nossa conversa na última quinta, cheguei em casa e fui correndo postar de madrugada mesmo. Que sintonia!!! beijinhos, vou postar no bbpontocom recomendando a leitura do assunto no seu blog também.
beijos beijos beijos, Mey
Oi Carol,
Eu não pretendo colocar o Daniel na escola antes dos cinco anos. Primeiro porquê não trabalho fora (sei que não é a realidade da maioria das mulheres hoje em dia) e quero curtir ao máximo esse perÃodo – ele terá um bom tempo de “vida escolar” pela frente. Depois acho que, apesar de em casa ser o centro das atenções como vc. diz, mesmo ele indo p/ escola isso vai continuar acontecendo e, em qualquer fase, vai precisar de limites e essa tarefa somos nós pais que temos que executar, tanto com os filhos como com a famÃlia, que muitas vezes precisa reaprender limites… Qto a socialização, graças a Deus, ele convive com primos e filhos de casais amigos e já está aprendendo a dividir, brincar, defender seu espaço e respeitar o do outro. Acho que essa é uma fase de formação muito importante e nada melhor do que a presença da famÃlia neste momento. O que acontece hoje é que exceções viraram regras.
Bjs e Deus te abençoe
Carol, estava no mesmo dilema que você. Com a diferença que o Daniel é mais novinho. De qualquer forma penso eu o seguinte: já estamos em junho mesmo né, daqui a pouco vem as férias e as próprias escolinhas se comportam de outra maneira por conta disso.Então deixei para o ano que vem. Passa tudo tão rápido que seis meses a mais não irá interefir de modo relevante na educação e desenvolvimento dele a ponto de mudar tudo ou me preocupar muito. É isso, espero que o meu “pitaco” tenha te ajudado também…rsss bjsss
Carol, passei por esse mesmo problema com a Malu que hoje tem 5 anos e já frequenta a escola, e agora com a Aninha de 1 ano e meio. A Ana se sente super sozinha quando a Malu vai pra escola..Foi entao que achei um cursinho de desenvolvimento cognitivo que achei maaara…A Ana está adorando e a Malu passoua se desenvolver melhor na escola após frequentar esse cursinho…Lá elas tem noções de ritmo,musica, as aulas são voltadas para o desenvolvimento cognitivo meeesmo..Estou super contente ..Se quiser te passo um vÃdeo do cursinho depois ( Fastrackids conhece ? )
bjsss