08.05
2012

Será que é alergia mesmo?

Queridas amigas!

Hoje no nosso jornal da TV Globo local dei um entrevista sobre alergias.
Como sou extremamente alérgica, tanto respiratória e alimentar e o meu pequeno também é, falamos na reportagem de tempo seco e as alergias provenientes da sequidão.
Mas acontece que as alergias são bem parecidas com as gripes e resfriados porque os sintomas são muito semelhantes.
O FalaMamãe agora dá as dicas bem simples mas que fazem toda a diferença, que você pode fazer em casa mesmo, para aliviar as crises de alergia neste tempo seco.

É gripe ou resfriado?
A gripe é causada pelo vírus influenza A e B, que sofre mutações sazonais. Já o resfriado é causado pelo rinovírus em 70% dos casos. E são mais de 100 tipos, daí a dificuldade de se desenvolver uma vacina. Ambos são bastante contagiosos, sendo transmitidos até por gotículas de saliva. Estudos mostraram que a principal via de transmissão dos vírus do resfriado e da gripe é manual. Na grande maioria dos casos, o resfriado afeta nariz, ouvido ou garganta, provocando coriza, irritação das mucosas, tosse, espirros e, às vezes, a criança pode ter febre baixa. Se for gripe, os sintomas costumam ser mais intensos e incluem febre alta, dores musculares, cansaço e dificuldade para respirar, situação em que a criança deve ser levada ao médico para verificar se existem outras doenças associadas.

É alergia?
Respostas do organismo a substâncias consideradas alérgenas- muitas vezes se confundem por apresentarem quatro dos principais sintomas de gripes e resfriados: Coriza, espirros, prurido (mais ralo e incolor, ao contrário do produzido em casos de gripes e resfriados, mais amarelados ou esverdeados) e obstrução nasal.

Ao contrário de gripes e resfriados, as alergias são causadas pelo contato direto com a substância que causa a irritação e não causam febre e mal-estar generalizado.

Para amenizar os sintomas da alergia, vai aqui algumas dicas bem básicas mas que eu sigo sempre!

  • Mantenha a casa sempre limpa e arejada;
  • Se for usar um umidificador, fique atenta e monitore-o para ter certeza de que o local não está ficando, ao contrário do que se quer, úmido demais, favorecendo a proliferação de fungos.
  • Limpe a casa com pano úmido e aspirador de pó diariamente. As vassouras levantam poeira;
  • Troque as roupas de cama da criança duas vezes por semana;
  • Retire tapetes, carpetes e bichos de pelúcia do quarto de seu filho;
  • Não entulhe coisas em estantes, para evitar o acúmulo de poeira;
  • Se puder, não deixe gatos e cachorros entrarem em casa. Os pêlos dos animais são agentes agressores ao sistema respiratório, principalmente de quem tem asma, rinite ou está gripado.

E como eu disse na reportagem, vai chegando o frio eu já mando lavar todos os tapetes e cortinas. E quando eles retornam, o aspirador de pó entra em ação todos os dias. É importante lembrar também das almofadas decorativas que ficam nos sofás e camas e mais do que nunca, são essas mesmas que também acumulam pó e as capas devem ser retiradas e levadas constantemente.

Bom, minhas amigas!
É isso!

Grande bjo de Carol Siqueira.



Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

One Response to “Será que é alergia mesmo?”

  1. Renata disse:

    Olá, gostaria de lhe fazer um convite, porém, antes preciso tietar um pouco afinal seu site é maravilhoso Parabéns pelo trabalho!
    Seria um imenso prazer tê-lo em nosso site agregador de conteúdos Agrega Pais onde reunimos os melhores blogs direcionados para pais e mães.
    Aguardo você lá, teremos muita satisfação em divulgar seu s links!
    http://www.agregapais.com.br/

Leave a Reply

*

Fechar
E-mail It