19/07/10

Minhas amigas,

Hoje o meu amorzinho está completando 2 anos e 2 meses e estou realmente assustada e muuuuuuito feliz com todas as mudanças no comportamento do Paulo Neto.
E quero dizer aqui que estes 2 anos e 2 meses foram os mais felizes da minha vida. Estamos vivendo um momento de muito amor com o nosso pequeno e podem ter certeza, o casal quando se tem filho passa também por uma transformação maravilhosa.
Todos já me falavam que os 2 aninhos é a fase mais linda, ele toma total consciência das coisas, das pessoas, já começa entender e falar um monte de palavras novas e já começa formar frases.

Leia aqui como foi viver tão intensamente estes 2 anos mais especiais da minha vida.

Queridas amigas,
Hoje. Exatamente hoje há 2 anos e 2 meses atrás, lá estava nós… toda a família reunida e muito feliz com a chegada do nosso pequeno Paulo Neto.
E quando ele nasceu, eu não parava de admirar aquela coisinha tão pequena e frágil afinal, a minha barriga era tão grande.
Era tudo tão novo e ao mesmo tempo, tão difícil com um bebê recém-nascido. Ele era bastante agitado, não dormíamos nada, logo veio as cólicas, o refluxo e alergia ao leite de vaca. E para completar o cenário eu também tive alergia ao leite e tive que cortar todos os derivados do meu cardápio. Tive que submeter a doses terríveis de corticóide, fiquei bastante inchada e com muitos edemas de alergia espalhadas nas pernas e braços.
Para mim, o início era uma mistura de felicidade pela chegada do meu bebê mas ao mesmo tempo, eu me sentia muito triste por todos os acontecimentos e um deles era, que devido ao refluxo, dificultou a amamentação e eu sabia que isso iria prejudicar muito o Paulo Neto e a mim também.

Mas graças a Deus não sentia depressão, tive o apoio incondicional de minha mãe que cuidava de mim e da minha alimentação e da minha sogra que vinha me ajudar com o Paulo Neto. Mas dia a dia, fui empolgando mais e mais e hoje estou aqui, emocionada relatando tudo em meu blog que hoje é uma referência entre mães afim sempre, de trocar as nossas experiências com relação a maternidade.
E quando vejo o Paulo Neto assim tão inteligente, alegre, enérgico, feliz… ele é uma criança feliz… eu vejo que tudo valeu a pena. Tudo. E ainda vale.

Lógico que ele tem os seus ataques de birra, por ser o único neto, sobrinho e filho ele é sim um pouco mimado, mas tento dosar o sim e o não com equilíbrio e sabedoria. Todas nós mamães, sabemos que não existe nada fácil na vida de mãe.
É muito difícil educar, com certeza. Educar é uma arte e ela deve ser exercida diariamente. Criança dá trabalho sim e na vida familiar não existe a máxima do falou e está falado. É preciso dedicar tempo, conversar, repetir e dialogar muito para ser compreendido.

Graças a Deus, ainda não existe uma criança programada para assoar o alarme avisando que é hora de comer, brincar ou falar. Segundo a psicóloga Rita Calegari em um debate sobre educação pela Revista Crescer ela insiste:

Filho não é colaborador, colega de tabalho, funcionário ou amigo. É uma criança que precisa ser orientada, acompanhada, ensinada. É preciso paciência e persistência. Os pais tem que repetir e insistir. Para o adulto pode ser desgastante mas para a criança é fundamental.

É pura fantasia dizer que um bebê não dá trabalho, que criança não dá trabalho. Mas posso afirmar que este sim é o melhor trabalho que pode existir apesar de ser tão complexo e difícil. Eu sou uma mulher que deixei a minha vida profissional sem dor no coração para estar presente na vida do meu filho em sua primeira fase até a fase pré escolar. Quando ele completar os seus 3 aninhos ele vai para escola e quando este momento chegar quero estar pelo menos um pouco mais segura que tentei e tento todos os dias ensinar coisas boas para o meu filho.

Foto acima: Paulo Neto e Paulo Jr de mãos dadas no dia do batizado.

E com toda esta evolução, com o passar dos dias, do tempo… hoje eu digo a todas vocês que para mim, sinto que foi o melhor. Me sinto feliz e cada dia mais realizada. Não tenho a família perfeita, o filho perfeito, não sou perfeita como mãe, como esposa e como filha. Longe disso. Mas tenho fé e busco através de Deus sabedoria sempre.

E com todas estas mudanças o Paulo Neto está cada dia mais…

  • Falante. Agora ele solta a língua e repete tudo que falamos.
  • Observador. Ele já sabe o caminho das casas das avós e quando estamos chegando, logo diz: Vovó!
  • Inteligente. Criança dá birra em qualquer hora e em qualquer lugar mas ontem comprovei a evolução da idade. estávamos no parquinho do shopping e o meu esposo foi tirar dinheiro para comprar mais ingressos para os brinquedos. Ele começou a dar birra e querer espernear. Eu sentei ele no banco e expliquei que o papai foi comprar mais ingressos, que ia demorar um pouquinho mas que logo ele poderia escolher qualquer brinquedo para brincar. Ele entendeu tudinho e ficamos uns 15 minutos esperando, caladinhos. Às vezes achamos que eles não entendem devido a complexidade das palavras e seus significados, mas eles nos entendem sim.
  • Cheio de gracinhas. O Paulo Neto sempre foi uma criança que gosta de dançar e fazer gracinhas mas agora está demais. Ele dança, gira no chão, dubla e imita os filmes em que ele assiste. E quando dá, os aplausos vem logo em seguida.
  • Interessado por livros. Ultimamente estou notando que a sua curiosidade por livros aumentou e muito. O que antes era só enfeite agora já é uma diversão garantida.
  • É hora de dormir e não de assistir DVD. Hoje ele sabe discernir as coisas e seus momentos. Se eu digo que agora é hora de dormir e não de assistir DVD ou nem de brincar mais, ele nem resmunga, pega o seu biquinho e se entrega ao sono. Isso não é porque ele é obediente, isso acontece porque ele já entendeu que tudo tem hora e lugar. É do ser humano entender estas coisas e com o tempo tudo fica mais claro.

Ai, amigas! Se der, neste post posso abrir vários campos para discussão. Posso falar de tudo um pouco mas quero ressaltar que estou aprendendo a ser mãe todos os dias. A maternidade é um exercício diário e com certeza, é o melhor deles.

Foto acima: Paulo Jr e Paulo Neto no Santuário Nossa Senhora Aparecida no dia do batizado.

Dedico este blog sempre aos meus dois amores, aos meus dois Paulos que fazem da minha vida ser mais especial e maravilhoso a cada momento.

E aqui vai uma dica – para mim a felicidade não é eterna, ela vem com os momentos e     quando você sentir ela no coração, aproveite.
Um dos momentos mais feliz da minha vida foi quando estava sentada em um balanço  num clube em final de tarde e o Paulo Neto ainda muito pequeno adormeceu nos meus  braços. Ali olhando pra ele, senti a presença real de Deus em minha vida e o meu  coração chegou a ficar palpitante de tanto amor que eu senti naquele momento. Amor ao  meu filho, ao meu marido e a Deus.

Bjos de Carol Siqueira.



Comente aqui (7) Fale no Twitter Falar para as redes sociais

Deixe um comentário

7 comentários para “Hoje o Paulo Neto está completando 2 anos e 2 meses e tudo está muito diferente!”

  1. Fernanda - SWEET BABY disse:

    Com certeza o Paulo Neto eh o maior presente para a vida da sua familia.
    Ele eh mesmo super lindo, fofo, querido e … fashion, ne?
    PARABENS !!!
    Que Deus continue a abencoa-los com sabedoria , alegria, paz, saude, paciencia e realizacoes.

    Bjs com muito carinho,

    Fernanda e Equipe SWEET BABY

  2. Dinha disse:

    O tempo vai passando e junto vão acontecendo coisas que a gente nem imagina. O Paulo Neto pra mim é sinônimo de amor e alegria. Às vezes para me sentir bem penso nele, nas risadinhas, nas gracinhas, no jeitinho de tentar falar.. e fico com vontade que ele voltasse a ser um recém-nascido que ficava no meu colo sossegadinho e pertinho de mim. Um beijo da eterna Dinha, que o ama muito!

  3. Eduardo Cunha disse:

    Carol e Paulinho,

    Parabéns ao Paulo Neto
    Vocês têm todos os motivos para serem felizes e a mensagem abaixo, expressa um pouco do muito que vocês representam. Amigos, família, filhos, pais, companheiros, enfim vocês são portadores e transmissores de muita paz.
    Nosso fraterno abraço a essa linda família. Que Deus continue lhes abençoando.

    Eduardo e Terezinha

  4. Fatima disse:

    Oi Carol…vocês estão muito lindos! Que bebê lindo! E a mamãe está mais bonita…Amei!
    Bjs! Saudades! A amiga de sempre Fatima.
    Te mandei uma foto minha para seu filhote me conhecer… Fátima.

  5. Márcia disse:

    Minha querida, parabéns para essa família maravilhosa,
    Pai, Mãe e Filho.
    Que o Espírito Santo de Deus, continue derramando
    bençãos sobre vocês e que possam comemorar
    muitos e muitos anos, meses e dias juntos.
    Conhecer e poder conviver com vocês, para nós é
    uma dádiva de Deus.

    Abraços, Márcia do Wagner. Renascer Conjugal.

  6. Wanderly disse:

    Carol,

    Fico muito feliz de poder compartilhar de seus melhores momentos. Nossa vida só tem sentido quando podemos colocar nossos filhos de pé e acompanhá-los.
    Que Jesus e a Virgem Maria continuem abençoando suas vidas e que vc pode ser sempre esta pessoa linda, que ilumina todos os lugares onde passa.

    Estamos com saudades!!!

    Um grande abraço pra vcs.
    Wanderly Gabriela Campos Nery e familia.

  7. Luisa disse:

    Que lindo,Carol!!! Parabéns pro Paulinho e tb pra vc, que há 2 anos e 2 meses é mãe! É uma reviravolta na nossa vida, a mais gostosa que poderia ser!
    bjs
    Luisa

Fechar
E-mail It