Clique aqui
Sweet Baby
18/02/10


Mãe Macaco
Carrega seu macaquinho onde ela for. Seja trabalhando, seja divertindo. Ela sempre dá um jeitinho de levar o seu filho.


Olá Meninas!

Engraçado! Tudo que eu leio e pesquiso, eu encontro o mesmo assunto – Você precisa ficar mais tempo com o seu filho!
Como as coisas mudam, né? Antes as mulheres eram cobradas e se cobravam para ter uma independência financeira e se saltavam  no mercado de trabalho como soldados na guerra. E venceram esta guerra, graças a Deus.
Agora a cobrança está remando em águas contrárias – a mulher precisa estar mais dentro de casa e se voltar para os seus filhos e marido. OK?

Hoje nos encontramos em meio termo – precisamos sair para trabalhar mas precisamos ficar mais tempo com os nossos filhos.
Quando leio tudo isso fico pensando em minha vida e em minhas amigas que já são mães – todas estão numa selva de dúvidas tentando acertar ou melhor, errar menos. E conheço vários tipos de mães, todas são maravilhosas como podem ser e buscam dentro de seus limites  exercerem o papel mais sagrado e talvez o mais sublime de uma mulher – ser mãe.
Mas entre as minhas pesquisas encontrei alguns dados muito interessantes.

Você sabia que os pais dos anos 2000 passam mais tempo com os seus filhos do que os de 1965?

Segunda uma pesquisa realizada na Universidade de Maryland em 1965 as mães passavam 10 horas semanais cuidando exclusivamente das crianças, 32 horas realizando tarefas domésticas e apenas 8 horas com trabalho remunerado. Em 2000, as mulheres trabalham bem mais – 23 horas semanais. O tempo com as crianças por incrível que pareça aumentou para 13 horas por semana. Como conseguiram este milagre?
Diminuindo o tempo no tanque e no fogão que encolheu para 19 horas semanais. E as mães que trabalham assistem menos TV e dormem pouco para ficar mais tempo com as crianças.

Ufa! É muito exercício para uma pessoa só, não acham? Mas todos estes dados acima publicados na revista Pais&Filhos deste mês me fez refletir muito sobre este assunto que assombra mães de todas as espécies.

Mas não existe regra e nem fórmula sagrada para ser uma boa mãe. Afinal, o que é ser uma boa mãe e uma mãe feliz?

Somente cada mãe sabe o seu desejo, os seus limites, o seu jeito de amar e dedicar aos seus filhos. A receita do meu bolo pode ser maravilhosa para mim mas talvez para você não vai dar tanto certo assim. Culpa? Todas nós , lá no fundinho, temos sim.  Mas a culpa não pode se transformar em SIM para tudo – pais fisicamente ausentes costumam ser mais permissivos isto é, emocionalmente ausentes.

Minhas amigas,
Sejam felizes do jeito que vocês são. Acreditem no que estão fazendo. Claro que todas nós devemos buscar novos caminhos, a melhorar sempre, ler bastante, trocar idéias com outras mães, acompanhar aqui o FalaMamãe e etc… Mas de uma coisa eu tenho certeza : façam do jeito que o coração mandar, sigam as suas vontades e desejos, tentem acertar sempre mesmo que um acerto vem atrás de inúmeros erros mas o que vale a pena é viver em paz e com tranquilidade. De nada adianta trabalhar demais ou se enterrar dentro de casa  se o seu filho perceber que você é uma pessoa infeliz e amargurada.  A felicidade é o caminho.

E pensando assim tive uma idéia e fiz umas tiradas com todas as espécies de mães dentro de estilos que conheço. Acho que vocês vão gostar!

A Mãe Onça
Sempre alerta, com as garras afiadas. Sempre perto, cuidando e ensinando cada passo para um dia poder soltar.

A Mãe Formiga
Trabalhadeira, anda pra  lá e pra cá o dia todo. E ainda cuida muito bem da sua casa e dos seus filhotes. Mas morre de canseira e sabe que um dia não vai dar conta de tudo.

A Mãe Pássaro
De vez em quando aparece, dá o alimento e sai voando livremente.

A Mãe Bicho-preguiça
Dorme o dia todo, a babá cuida, a avó cuida, a escola cuida e a vizinha também cuida. É muito cansada apesar de não fazer nada o dia inteiro. Sempre está indisposta e de quebra está sempre gripada ou com dor nas costas.

A Mãe Perua
Essa não precisa nem falar. A própria espécie explica. Fica o dia todo se arrumando, vai ao salão todos os dias, ao shopping, a academia, na drenagem, na massagem e o tempinho que sobra – brinca com o seu filhinho que te espera lindo e cheiroso depois de um gostoso banho dado pela sua babá – é lógico!

A Mãe Galinha de Pinto
Chocadeira por nascença. Dona de uma família grande, cheio de filhos e todos em volta. É controladora, mandona, assume tudo e manda no maridão também – super mãe. Assume até os coleguinhas de seus filhos como filhos e toda tarde tem lanche pra turma.

A Mãe Cobra
É aquela que parece ser boazinha na frente dos outros mas quando chega em casa a cobra vai fumar!

Bom, meninas por enquanto é só! Acompanhem o FalaMamãe e fiquem por dentro de tudo.
Bjos de Carol Siqueira.



Falando (5) Fale no Twitter Falar para as redes sociais

Deixe um comentário

5 comentários para “Cada mãe busca o seu jeito de ser feliz.”

  1. Tia lu disse:

    Florzinha! que legal este post!
    Acho que vou ser mamãe onça, só não sei se algum dia vou querer soltar…..
    O engaraçado é que a gente conhece para cada tipo uma mãe na vida real. Agora, o perigo é a gente confundir mãe cobra com a sogra!rsrsrsrsrs
    Brincadeira.

    Mil beijos!

  2. Mey disse:

    Oi Amiga… amei o seu post!
    Eu também sou a Mãe Formiga… Apesar da correria amo ficar com meu filhotinho.
    Muito legal tudo que você compartilha com a gente.

    Mey
    http://www.bbpontocom.blogspot.com

  3. JANAINA disse:

    Carol,

    Adorei o post!!! E também como a Carol acho que me enquadro na mãe formiga.Que vida corrida essa nossa…, mas muuuuiiiittto feliz e gratificante.
    Chegar em casa depois de um estressado dia de trabalho e ganhar um “UPA” bem gostoso não tem preço que pague.

    beijos,
    e saiba que estou ligadinha no fala mamãe.

    Janaina Macedo

  4. Aline Zenha disse:

    Carol, adorei o post! E confesso que fiquei surpresa com os dados sobre o tempo que os pais de hoje têm com os filhos…independente de qualquer coisa, vejo que o mais importante sempre é a qualidade desse tempo que se passa com as crianças.
    Muito legal também os tipos de mães! rsrs Acho que serei a típica mãe formiga! Daquelas que querem fazer tudo ao mesmo tempo, que chegam exaustas no fim do dia mas felizzzzzz da vida!
    bjos Carol!

  5. Amanda Mendes disse:

    Nossa Carol, você sempre buscando informações bacanas e interessantes pra passar para as mamães. Continue assim que o Fala Mamãe está demais! Beijoss

Fechar
E-mail It